Ok. Último resumo. Sobre Gerenciamento de Projetos, baseado na apresentação feita em aula por Nádia, Rafaela e eu. E dessa vez não justifiquei minha fama de falar demais em apresentações. Nádia e Rafinha conseguiram me superar!
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único, com início e fim definidos. Gerenciar o projeto é planejar, acompanhar e controlar todos os seus aspectos, e a motivação de todos os envolvidos, de forma a alcançar dentro do prazo, custo, qualidade e performance especificados os objetivos inicialmente estabelecidos.
Historicamente, pode-se traçar a trajetória do gerenciamento de projetos desde antigas idéias Confucianas, na China, passando bem mais recentemente, no início do século XX, por Henry Gantt seus gráficos, WBS (Work Breakdown Structure), APS (Analytical Project Structure). Nos anos 50 surge o PERT (Program Evaluation and Review Technique), como ferramenta auxiliar para o desenvolvimento dos mísseis Polaris para a Marinha americana, seguido pelo CPM (Critical Path Method), desenvolvido pela DuPont e Remington Rand, e voltado para a instalação e manutenção de plantas industriais. PERT e CPM foram utilizados pela NASA nos anos 60 para o desenvolvimento do Projeto Apolo. Nos anos 80 o PMI (Project Management Institute) delineou, através do PMBOK (Project Management Body of Knowledge), linhas mestras que recomendava como aplicáveis a projetos em geral.
Em termos gerais, projetos são abordados sistematicamente como uma sequência de fases (Início, Planejamento, Execução, Monitoramento, Encerramento) onde Tempo, Custo e Escopo são as variáveis que devem ser controladas.
A abordagem PMBOK expande e detalha as variáveis a gerenciar. Além do PMBOK, outros métodos padronizados de gerenciamento são muito utilizados (por exemplo, ISO 10006, CCPM, PRINCE2).
Métodos de contabilização (Project Accounting) podem e devem ser utilizados, bem como ferramentas informatizadas, como MS Project e MS DynamicsGP (Microsoft) e PROF (DBConsult), por exemplo, de modo a facilitar o gerenciamento de projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário