sexta-feira, 16 de março de 2007

[5] Negócios em Rede

O caso que nos coube analisar (eu, Juan e Tissiana), discorre sobre a atuação da Dell Computadores no mercado de vendas de computadores pessoais, enfocando principalmente a atuação da mesma no mercado americano.
Nossa resposta para as perguntas colocadas ao fim do texto são:
1) Quais as principais diferenças do modelo de negócios da Dell em relação a negócios de venda de computadores?
A Dell procurou oferecer produtos e oportunidades de customização diferenciadas para cada segmento de clientes, além de oferecer no website uma estrutura básica de suporte técnico e ajuda. As lojas varejistas tem diminuído este diferencial com o passar do tempo, mas agora o nome Dell já é uma marca de referência.
2) Que outros tipos de negócios, poderiam se beneficiar de um modelo semelhante a esse?
Vários tipos de negócio que possuam um mercado numericamente amplo e segmentado, especialmente aqueles onde as necessidades de particularização dos produtos seja importante.
3a) O modo como o site da Dell é organizado condiz com as políticas apregoadas pela Dell?
Sim. Na entrada se apresentam links para os 3 segmentos focados pela Dell: Segmento Corporativo e Público, Pequenas e Médias Empresas e Usuários Domésticos. Depois apresenta seus produtos em categorias (notebooks, desktops, ...) e dá oportunidade de customização para cada modelo básico oferecido.
3b) O que é o programa de afiliados da Dell?
É um programa onde um desenvolvedor em particular disponibiliza em seu site um link para o site de vendas da Dell, que esta última controla, pagando uma "comissão" ao site caso realize alguma venda a partir daí. Certamente representa o aproveitamento de um canal de marketing e disseminação de informações que não é comumente usado por seus concorrentes.

2 comentários:

εïз Pri Semprine εïз disse...

Thadeu,
Atualiza a foto aê!!!!!!!!
bjosss

Rafaela Pinho disse...

Ei Thadeu,
Seu blog ta muito bom!!
As suas respostas no caso da Dell
são de fácil compreensão!
Bjus