Querido diário
Hoje nossa turma foi conduzida ao laboratório de informática pela Profª Renata, e apresentada pela primeira vez (ou a primeira vez para a maioria da turma, pelo menos) ao Access - o sistema gerenciador de bancos de dados de uso geral da Microsoft.
Nosso objetivo, conforme colocado pela professora, será desenvolver um banco de dados para a marcação de consultas de uma pequena clínica com quatro médicas de diferentes especialidades. Não deve ser difícil. Afinal, a Márcia, secretária do meu dentista, faz isso todo dia só com a ajuda de uma pequena agenda, um lápis e uma borracha.
A professora ficou tentando nos fazer perder tempo discutindo e montando um modelo conceitual para os dados. Mas nós não estávamos dispostos a perder tempo com tais detalhes: o negócio é meter logo a "mão na massa"!
Recebemos então as primeiras noções sobre o uso do Access, com apresentação das telas do mesmo.
Depois aprendemos sobre a definição de Tabelas (onde os dados serão guardados), os campos que formam seus registros, características de cada tipo de campo, definição de chaves primárias, secundárias e estrangeiras.
Definidas as tabelas, aprendemos sobre como estabelecer os relacionamentos entre as mesmas, através das chaves.
Nota 1: A professora tinha razão. Devíamos ter perdido mais tempo com o maldito modelo conceitual.Nota 2: Convidar a Márcia pra jantar - ela é muito mais inteligente do que eu imaginava!
Nenhum comentário:
Postar um comentário